O Carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário Brasileiro, mesmo sendo um feriado facultativo, a data é uma das mais aguardadas para comemorações e claro, para diversos segmentos realizar vendas.
No entanto, 2021 será diferente. Com o cenário de pandemia, as pessoas estão incertas sobre essas comemorações, já que o ponto mais importante eram as reuniões familiares, de amigos, viagens, e por outro lado, os segmentos do varejo que vendem produtos ou serviços como viagens, hospedagem, encontram-se restritos.
Alguns estudos como o realizado pela Mindminers, apontam que 50% dos brasileiros não pretendem celebrar o carnaval. Ou, acreditam que as comemorações serão adiadas até a metade do ano de 2021. Um dado importante deste estudo é que 28% das pessoas entrevistadas acreditam no poder da comunicação das marcas, e que uma campanha massiva seria negativa para a imagem delas.
Mas seria possível contornar essa situação?
Sim, muitas saídas podem ser observadas pelos empreendedores. Assim como nas demais datas comemorativas, o grande segredo é a originalidade nas adaptações ao modelo de negócios, às promoções e a comunicação.
Independentes de você atuar em um segmento relacionado ao carnaval, às promoções sazonais que levam o nome é uma ótima oportunidade para realizar o giro de estoque, estimular a compra de clientes já fidelizados, realizar uma campanha que gere valor a sua marca, ou mesmo, aumentar seu faturamento.
Devido às restrições de aglomeração, a não ocorrência de eventos públicos, os consumidores estão com os valores antes gastos com viagens disponíveis, ou em dúvida sobre o que fazer na data. Vale a pena investir nas promoções de “Carnaval de oferta”.
Na prática, quais ações são bem vindas aos consumidores?
Promoções que priorizem a humanização, conexão e empatia
É uma excelente oportunidade para você aproximar sua marca dos seus clientes, e deixá-la humanizada. Considerando que os níveis de exigências por parte dos consumidores por ações humanas têm crescido consideravelmente.
Promoções que oferecem benefícios na compra e entrega de produtos
Ainda, com a exigência dos consumidores aumentando, é preciso coerência e transparência. Ser transparente e oferecer descontos reais faz toda a diferença, e isso pode trazer o que os varejistas mais buscam: a fidelização e indicação de suas marcas.
É importante não surpreender o cliente com fretes acima do normal, ou subir o valor do produto antes de oferecer descontos. Afinal, é comum que os consumidores iniciem às pesquisas antes das datas.
Experiência diferenciada na jornada de compra
Em um período onde a briga pelos preços e concorrência são elevados, os varejistas buscam soluções para driblar esses problemas. Considerando o cenário, pensar em todo processo e cadeia pode gerar e agregar valor ao consumidor.
Fazer diferente, proporcionar experiências, bom atendimento, relacionamento, entregas e personalização, devem ser consideradas. Afinal, o consumidor gosta de se sentir importante.
De fato, não existe um segredo ou fórmula mágica para realizar vendas em uma data como o carnaval. É imprescindível que as marcas tenham consciência como seres sociais e que sejam o mais transparente possível.
Em contrapartida, o planejamento e observação de oportunidades, diferenciação e relacionamento, são pontos chaves para o sucesso de qualquer estratégia adotada. O objetivo de venda é primordial, mas na retaguarda é preciso estar muito bem atrelada com branding e marketing, só assim, mais que uma campanha para vender, uma empresa terá uma campanha de conexão, fidelização e aquisição.
E aí o que vocês acham?