O tempo que as páginas do seu site levam para carregar podem afetar diretamente o tráfego orgânico, já que o Google considera essa métrica para ranking. As campanhas pagas também são afetadas, já que aumentam a taxa de abandono do seu site, principalmente no mobile.
Das ferramentas que fazem essa análise, quero destacar a do próprio Google. O PageSpeed Insights é mais focado em mostrar se as boas práticas de carregamento estão sendo aplicadas, como, carregamento de arquivos, cache e tempo de renderização da página.
O ponto interessante é que ela separa a performance em mobile e desktop. Vale a pena prestar atenção nos problemas detectados no acesso mobile, já que atualmente, o Google considera a versão mobile para analisar seu site.
Outras ferramentas que posso destacar são:
Essas ferramentas são parecidas em seus recursos e o que diferencia do PageSpeed é que elas focam mais no carregamento considerando os arquivos.
O que podemos analisar com essas ferramentas são:
- Número de requisições que a página faz no carregamento;
- Número de requisições por domínio;
- Número de requisições e tamanho dos arquivos por tipo(html, css, js);
- Tamanho dos arquivos carregados;
- Sequência de carregamento dos arquivos;
- Politica de cache;
- Tempo de carregamento de DNS, SSL, TTFB.
O tempo de carregamento pode principalmente afetar a experiência do cliente, por isso, não esqueça de otimizar as páginas do seu site.